Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Just Mom

Uma autêntica salada russa (eu sei!), mas espero que se divirtam a ler.

Just Mom

Uma autêntica salada russa (eu sei!), mas espero que se divirtam a ler.

27
Jul18

O meu primeiro Eclipse Lunar

Mom Sandra

17 de Agosto de 1989 - Eclipse Total da Lua

 

confesso que não me lembrava do dia exacto, e acho que tal coisa não seria possível, tendo em conta a minha terna idade, mas recordo-me como se fosse hoje...

 

Combinámos as coisas no próprio dia, aquando das chegadas da praia.

O espaço era encantador e com a melhor vista para o céu - o pátio dos vizinhos - mas obrigava a uma logística um pouco complicada, por ser apertado e ter um canteiro enorme mesmo no centro.

Tínhamos uma rede brasileira, onde coubemos as três mais pequenas (eu, a minha sis e a Mónica - a sobrinha das vizinhas), duas espreguiçadeiras (para os mais velhos - o pai da Mónica e do Pedro e a sua tia Ivone) e uma cadeira de praia (calhou ao Pedro - irmão da Mónica, por ser a mais desconfortável e por ele ser um jovem rapaz).

Estabelecidos os lugares, só nos restava esperar que a noite chegasse, para os ocuparmos.

 

Deviam ser uma onze da noite quando, munidas de mantas, entrámos o portão dos vizinhos e nos reunimos todos. Eu sentia um nervoso miudinho... nunca tinha assistido, ao vivo, a um eclipse da lua. e ali estava eu, aos doze anos, com uma manta debaixo de um braço e uma chávena de cacau quente na outra mão, preparada para aguentar o tempo que me fosse possível aguentar, só para perceber o que acontecia à lua... bem, isso e sentir-me crescida, é que naquele tempo, só os adultos ficavam acordados pela noite fora

 

A primeira hora de espera não custou muito a passar, havia entusiasmo, estávamos todos animados com o evento e a conversa corria entre todos.

O problema foram as quase duas horas seguintes...a lua tardava a desaparecer e eu estava a começar a ficar cansada. Até que, por volta da uma e meia da manhã, alguém deu "o tiro de partida". O tão ansiado eclipse estava a começar e foi assim:

 

17 de Agosto de 1989 - Eclipse Total da Lua

 

 

Demorou horas, e eu sei que adormeci lá pelo meio (mas só depois de ver a lua desaparecer), mas acordei a tempo de a ver reaparecer.

Naquela noite assisti a um verdadeiro espectáculo de magia, oferecido pela Mãe Natureza.

Recordo-o até hoje... Mais logo à noite, um pouco mais do que agora, certamente!

 

 

(fui buscar o video aqui. visitem a página que vale mesmo a pena! )



Conversar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.