Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Just Mom

Uma autêntica salada russa (eu sei!), mas espero que se divirtam a ler.

Just Mom

Uma autêntica salada russa (eu sei!), mas espero que se divirtam a ler.

05
Mar15

Hortas de volta

Mom Sandra

Esta semana fui a Lisboa, numa viagem relâmpago, e fiquei impressionada com as hortas que implodiram no IC19, a partir da zona da Amadora. Já não ia a Lisboa, de carro, há uns meses, como tal, nunca pensei que as hortas tivessem renascido.

Há uns anos estas hortas cresceram, no mesmo local, mas a câmara municipal da Amadora tratou de acabar com elas, plantando arbustos ou criando desenhos com pedras. As hortas foram destruidas. Durante muitos anos os terrenos mantiveram-se inalterados... Até há uns meses atrás.

O que me impressionou não foi o regresso das hostas, mas sim, o regresso massivo, é que hoje em dia pode-se ver que as hortas não só são mais, como ainda estão maiores, ocupam quase todos os terrenos entre Pina Manique e o Hospital Fernando Fonseca - ou Amadora-Sintra - e já não se limitam a pequenas parcelas, ocupam toda a encosta desde a estrada - IC19 - até ao cimo (local onde terminam).

Nem quero pensar na quantidade de dióxido de carbono, e outras tantas coisas que fazem mal ao organismo, estes produtos possuem... É que se virmos bem, só estão plantados numa das estradas com maior fluxo automóvel da europa!

 

Agricultura IC19 I

 source: rouxinoldepomares.blogs.sapo.pt

Agricultura IC19 II

  source: rouxinoldepomares.blogs.sapo.pt

Agricultura IC19 III

  source: rouxinoldepomares.blogs.sapo.pt

 

Infelizmente não me lembrei de tirar nenhuma foto das hortas de 2015, e na net só descobri estas fotos, que remotam ao ano de 2009, antes da CMA as destruir.