Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Just Mom

Uma autêntica salada russa (eu sei!), mas espero que se divirtam a ler.

Just Mom

Uma autêntica salada russa (eu sei!), mas espero que se divirtam a ler.

08
Fev15

Respostas a algumas das minhas dúvidas

Mom Sandra

Desde que me tornei Just Mom que existem muitas dúvidas na minha mente relativamente às limpezas. Tenho vindo a desempenhar as minhas tarefas domésticas baseada nas minhas vontades e no meu bom senso, por isso, quando me deparei, hoje, com um artigo com este tema, fui lê-lo.

Não foi própriamente o título do artigo que me chamou a atenção (porque não sou, de todo, uma maníaca das limpezas) mas sim a introdução:

Sabe de quantas em quantas utilizações deve lavar o soutien? E o telefone? E as almofadas? Encontre aqui as respostas a estas e outras dúvidas"

Eu não sei as respostas a estas perguntas, por isso fui ler o artigo (podem ler a versão completa aqui).

Transcrevo aqui parte do artigo que me esclareceu.

Telefones - todos os dias

Estudos revelaram que tocamos nos nossos telefones 150 vezes por dia e cientistas americanos descobriram 7,000 tipos de batérias em 51 amostras de telefone. Apesar da maioria ser inofensivo, algumas não são, podendo mesmo causar infeções patogénicas. Especialistas alertaram para a multiplicação das batérias quando o telefone sobreaquece e aconselham a sua limpeza diariamente, com um toalhete anti-bacteriano.

Lençóis - uma vez por semana

Numa noite comum largarmos milhões de células cutâneas e um litro de suor, o que atrai ácaros. Estes, apesar de inofensivos, largam excrementos, o que poderá causar comichões oculares, inflamações no nariz e asma. Para evitar que isto aconteça, é necessário lavar os lençóis semanalmente, contrariamente ao que muita gente faz. Especialistas recomendam ainda que sejam lavados a 60 graus e secos à luz do sol, para matar as batérias, e passar um ferro a 200 graus nas fronhas, para eliminar qualquer resíduo.

Almofadas - a cada três meses

O interior da almofada funciona como uma esponja, acumula o suor e torna-se num ambiente perfeito para o desenvolvimento de batérias e ácaros. Alguns médicos revelaram que um terço do peso da almofada deve-se a insetos, pele morta, ácaros e as suas fezes, contendo cerca de 16 espécies de fungos. Especialistas aconselham que se lavem a cada 3 meses e a 60 graus para eliminar todas as batérias.

Colchões - a cada seis meses

Calma, não é preciso lavá-lo literalmente, basta aspirar ou vaporizá-lo e depois metê-lo a arejar. A razão é semelhante às anteriores: fezes de ácaros que causam alergias e asma, fungos e mofo que podem causar reações alérgicas e outros tipos de batérias que poderão chegar mesmo a causar febre e diarreia.

Calças de ganga - a cada cinco utilizações

Donna Ida, designer de calças de ganga afirmou que lavá-las a cada cinco utilizações preserva a sua cor e fibras e que lavagens mais frequentes irão rapidamente envelhecer a ganga. O ideal é lavar na função fria, virá-las ao contrário e deixá-las a secar ao ar livre.

Soutiens - a cada duas utilizações

"A dobra no peito e a área por baixo dos braços é um ambiente quente e suado. Limpar após duas utilizações, talvez três, é o ideal", afirma Kelly Dunmore, especialista de lingerie. O ideal é evitar lavar na máquina, que estraga a elasticidade e diminui a sua 'vida útil', e fazê-lo à mão, deixando-o secar à temperatura ambiente.

Pijamas - a cada duas utilizações

Kelly Dunmore alerta novamente para a importância de se manter fresco e limpo na sua cama, lavando os pijamas após duas utilizações. "As partes de cima aguentam um pouco mais", acrescenta.

Toalhas de cozinha - a cada utilização

Panos de pratos e de cozinha são a maior fonte de contaminação bateriana na sua cozinha, estando "cheios de micro-organismos perigosos", afirma Laura Bowater, microbiologista. Laura alertou para o fato de E.coli e outras batérias se dividirem a cada 40 minutos à temperatura ambiente, sendo por isso necessário lavar os panos utilizados para os pratos em cada utilização, igualmente a 60 graus. Os panos de cozinha são ainda piores pois são usados para limpar comida crua. A melhor maneira de os manter limpos é fervê-los numa panela durante 5 minutos e depois em lixívia diluída.

Carteiras - todas as semanas

Os mais diversos tipos de batéria podem ser encontrados em qualquer sítio público. Mesmo que se lave frequentemente as mãos, estão sempre a ser novamente contaminadas quando se paga o almoço ou se pousa a carteira em qualquer lado. O ideal para evitar esta propaganda é limpar as carteiras com toalhetes desinfetantes ou, em alguns casos, lavar na máquina.

Malas - todas as semanas

Os sítios mais propícios a ficarem sujos são as pegas e a parte de baixo da mala porque, sejamos sinceros, são pousadas em todo o lado durante o dia. Num ambiente propício à acumulação de micróbios que poderão mesmo chegar a causar infeções, o ideal é limpá-las semanalmente com um toalhete desinfetante. Se for de pele, faça o teste num canto primeiro.

Este artigo foi tirado da página da Revista Visão: http://visao.sapo.pt/se-tem-a-mania-das-limpezas-este-artigo-e-para-si=f809380#ixzz3RBSGk7UF



2 conversas

Queres conversar?

Arrumação

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Just Mom @:

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Follow