Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Just Mom

Uma autêntica salada russa (eu sei!), mas espero que se divirtam a ler.

Just Mom

Uma autêntica salada russa (eu sei!), mas espero que se divirtam a ler.

05
Mai17

O mundo muda e as eleições francesas estão à porta

Mom Sandra

Domingo, os franceses vão às urnas, para elegerem o próximo Presidente da República.

 

Sem querer desprezar as anteriores, estas eleições são particularmente importantes, por estarem, verdadeiramente em causa, os direitos humanos. Pela primeira vez (ok, eu sei que o pai Le Pen também chegou a uma segunda volta das eleições presidenciais - em 2002 - mas isso eram outros tempos) o perigo da extrema-direita se implantar na Europa é real.

 

Todos sabemos que (não só, mas também) politicamente, existe o chamado efeito de contágio, ou seja, por norma, a maioria dos países europeus (da UE) estão "sintonia", no que diz respeito ao partido que os governa. Ciclicamente somos governados por socialistas ou sociais-democratas; salvo algumas excepções no norte da europa. E tem sido assim, desde que me lembro.

 

Mas algo está a mudar.

 

A mentalidade dos eleitores está a mudar e já não são sempre os mesmos a vencer.

 

De há uns tempos para cá (não consigo precisar, mas percebi que se estas mudanças se têm acentuado desde a crise, do início da década), os ditos pequenos partidos, assim como novos partidos formados por quase desconhecidos, estão  a ganhar expressão nos vários hemiciclos europeus. Mas não são os únicos... A extrema-direita também acompanha esse crescimento.

 

Depois de, no final do ano passado, termos tido a desagradável surpresa da vitória de Trump, nos EUA; depois de, em Fevereiro, termos tido a desagradável surpresa da vitória do Brexit, no Reino Unido ("The UK has voted to leave the European Union, shocking the world and revealing a divided country." - In: Telegraph.co.uk; EU referendum results and maps: Full breakdown and find out how your area voted); depois de, em Março a extrema direita quase vencer as eleições legislativas, na Holanda ("Durante meses, o político de extrema-direita Geert Wilders esteve a liderar as sondagens, com valores que chegaram aos 20% das intenções de voto, graças à descida vertiginosa dos partidos do Governo" - In: Público.pt, Wilders fica abaixo do esperado nas eleições na Holanda); chegamos a Maio e eu temo...

 

Em todos estes actos eleitorais, as sondagens previam o oposto do que aconteceu...

 

Por tudo isto, penso se haverá esperança...

 



2 conversas

Queres conversar?

Arrumação

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Just Mom @:

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Follow