Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Just Mom

Uma autêntica salada russa (eu sei!), mas espero que se divirtam a ler.

Just Mom

Uma autêntica salada russa (eu sei!), mas espero que se divirtam a ler.

07
Mai15

Desafio: Um produto da minha região

Mom Sandra

Último Desafio!!!!

Yupiiiiiiiiii!!!!!!!! Viva!!!!!!!!!! Cheguei ao fim dos desafios!!!!!!!!

 

Sabe tão bem terminar uma lista enorme de desafios (eram só 5, eu sei, mas em linguagem de desafios o 5 corresponde a 927824627856728 neurónios a trabalhar ao mesmo tempo... Isso num cérebro do tamanho do meu, é um congestionamento de tráfego nas ligações nervosas) que se estavam a acumular aqui nos Rascunhos do Just Mom.


(Entretanto já ganhei novas nomeações, para mais dois desafios, mas isso agora também não interessa nada... Quero ver se os consigo fazer nos próximos dias)

 

Agora adivinhem só quem me desafiou... Certo!!! As fantásticas e lindíssimas Miss Ana e Lady Mary!!!

 

Desafio: Um produto da minha região

 

Produto da Minha Região

 

Sou natural de Lisboa, aqui nasci e vivi até aos meus 23 anos, altura em que vim viver com o maridão para Colares, por isso, quando a Miss Ana me desafiou para falar de um produto da minha região, fiquei a confusa e perguntei-lhe acerca de que região estaria ela a falar... Mas ela, muito rapidamente disse-me que, uma vez que vivia em Colares, deveria falar acerca de um produto dessa região.

 

E quais são as delícias deste concelho?

Depois de alguma pesquisa, descobri que, um pouco por todo o concelho de Sintra, existem muitos produtos típicos, desde os doces aos pratos de carne e de peixe, assim como os vinhos.

Os pratos de carne e de peixe típicos desta região são a Vitela à Sintrense, o Leitão dos Negrais, a Carne de Porco à Mercês, as Migas à Pescador, a Açorda de Bacalhau, a Caldeirada de Abrótea e Caboz, a Escaldada de Lapas, os Mexilhões na Chapa e os Mexilhões de Cebolada.

Os doces típicos deste concelho, eles são as Queijadas de Sintra, (adoro-as!) os Travesseiros da Periquita, Os Fofos de Belas (sou fã!), as Agualvas, os Pastéis da Cruz Alta, os Pastéis da Pena, as Pêras Pardas, os Parrameiros, as Nozes de Galamares (deliciosas!), Os Bolos da Festa de Nossa Senhora da Graça (opá! São tão bons!!), os Bolos da Festa de São Mamede (vale mesmo a pena comê-los!) e as Queijadas de Colares.

Quanto aos vinhos, a região de Colares é conhecida por ser uma excelente produtora de vinho. Neste momento ainda existem 5  produtores deste vinho, são eles Adega Beira-Mar, António Bernardino Paulo da Silva, Adega Regional de Colares, Adega Viúva Gomes, Jacinto Lopes Baeta Filhos, Lda.,


Com tantas hipóteses, o mais difícil é mesmo, decidir-me por um destes produtos...

Depois de um elaboradíssimo estudo de mercado efectuado por uma conceituadíssima empresa, o resultado com a maior percentagem foi:

 

Queijadas de Colares

Produtos de Colares

Pérolas de Colares & Vinho da Adega Regional de Colares

 

As “Pérolas de Colares” são umas queijadas do tipo queijadas de Sintra, mas, em vez de serem fabricadas com queijo, fazem-nas à base de doce de amêndoa e resultam de uma fusão da ancestral doçaria conventual com uma antiga receita da família de Ângela Lourenço e só são fabricadas no Restaurante Colares Velho, em Colares.

 

perolas de colares antes.jpg

Tabuleiro de Pérolas de Colares antes de irem ao forno

perolas de colares depois.jpg

 Tabuleiro com Pérolas de Colares acabadas de sair do forno

 

O que começou por ser um acompanhamento do café, rapidamente passou a ser apelidado de doce e a ganhar cada vez mais adeptos. Neste momento, é possível encontrarmos à venda as Pérolas de Colares, em cerca de dez estabelecimentos previamente seleccionados, são eles: Restaurante Colares Velho (Colares), Café Saudade (Sintra), Café Paris (Sintra), Café Central (Janas), Casa do Mercador (Almoçageme), Mercearia Dias (Almoçageme), Café Moinho Verde (Almoçageme), Pastelaria Moinho (Várzea de Colares), Restaurante Adega das Azenhas (Azenhas do Mar) e Hotel das Arribas (Praia Grande). Brevemente chegarão a Lisboa e também será possível encontrá-las à venda no Pão de Açúcar Gourmet, Amoreiras (Lisboa).

 

Pérolas de colares 

O nome deste doce provém da lenda da Vila de Colares. Reza a lenda que,


"Vinha fugida por estes confins da Europa a Condessa de Compa. Já lhe haviam matado o marido e temia agora por si, pelos filhos e outros familiares. E veio pedir a El-Rei Zeilão um pedaço de terra onde pudesse viver.Havia-a seduzido a terra de muitos pomares, de todas as diversidades de frutas que se ousasse desejar, que se deixava atravessar por gracioso rio que corria coalhado de frutos e flores até se meter ao mar com um ruído suave.El-Rei assentiu aos desejos da nobre viúva, mas exigiu em troca cem pesos de ouro e trezentos de prata. Não era maquia que a Condessa possuísse, pelo que lhe deixou antes os três colares de ouro que trazia ao pescoço. E acordado ficou que se ela não os pudesse resgatar, ficariam entregues ao Mouro como seus, mesmo valendo o dobro.A Condessa edificou castelo, a que chamou de Colir, em referência aos colares de penhor. E nisto quando El-Rei Zeilão vinha caçar à Serra, já era aqui que pernoitava. E nesse mesmo castelo se gerou tanta conversação e amor que Zeilão acabou prometendo fazê-la rainha de Lisboa e a Condessa moura se tornou para com ele poder casar."

 

Pérolas de Colares


Estas queijadas são as jóias preciosas da Vila de Colares, foram apadrinhadas por Sara e Tristana Esteves Cardoso, e o seu sabor artesanal é capaz de transportar, qualquer pessoa que as deguste, para o imaginário das lendas de Sintra.

 

Pérolas de Colares

 

And the nominees are:

E Agora? Sei lá!

cantinhodacasa

Bom dia de manhã

Os Contos da menina-Mulher

Bata e Batom

Eu tento, mas meu tento não consegue!

Sandálias e Coentros

Going Nuts

 

 

That's all folks!

 

 



37 conversas

Queres conversar?