Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Just Mom

Uma autêntica salada russa (eu sei!), mas espero que se divirtam a ler.

Just Mom

Uma autêntica salada russa (eu sei!), mas espero que se divirtam a ler.

15
Abr15

Aprender uma coisa nova por dia - A Origem de algumas Alcunhas

Mom Sandra

Este mês fomos desafiadas, pelo Joaquim Teixeira, a falar acerca da origem da alcunha Tripeiros, nome dado aos naturais do Porto; mas, como o nosso objectivo é Aprender uma coisa nova por dia, decidimos elevar a fasquia e saber a origem de muitas outras alcunhas dadas aos habitantes de outras regiões do nosso país.

Começámos por várias localidades do Continente e depois passámos ao Arquipélago da Madeira e, por fim, ao dos Açores.

 

Portugal Continental

 

Porto - Tripeiros - Em 1415, a população do Porto ofereceu, aos expedicionários da armada que partiu para Ceuta, toda a carne que tinham disponível, ficando apenas com as tripas para alimentação. Com elas confeccionaram um prato saboroso que, ainda hoje é menu obrigatório em qualquer restaurante (as Tripas) e os naturais do Porto ganharam a alcunha de "tripeiros".

Concelho de Tomar - Patos-Bravos - alcunha que identifica os habitantes desta região que, sobretudo na primeira metade do século XX, sairam do nordeste do concelho de Tomar, para Lisboa e, aos poucos, foram vencendo na construção civil, tendo edificado grandes áreas da capital, nomeadamente as chamadas Avenidas Novas.

Lisboa - Alfacinhas - relacionado com os mouros que foram afastados da cidade e se radicaram nos arredores (que ainda hoje são conhecidos pelos seus produtos agricolas, como Sintra, Mafra, Torres Vedras), a chamada zona saloia. Há quem diga a palavra saloios deriva duma palavra árabe tipo salayos, que eram os que cultivavam os legumes, nomeadamente a alface, para as cidades. Sendo Lisboa, na altura, a maior compradora de alface... os seus naturais passaram a ser alcunhados de "alfacinhas".

Pinhal Novo - Caramelos - Esta alcunha deve-se às pessoas que ajudaram a povoar esta região, que eram oriunda, a maior parte, da Serra do Caramulo.

Sesimbra - Caga-Leites - esta alcunha tem a ver com o peixe-espada (que quando está gordo tem no seu interior um reservatório de gordura que é esbranquiçada e, ao ser amanhado, essa gordura escorre para o exterior, fazendo parecer que o peixe está a “cagar-leite") que é pescado em Sesimbra ser o de melhor qualidade. Desta forma e, em tempos mais remotos, sempre que uma embarcação setubalense se deslocava para a zona de Sesimbra para pescar peixe-espada, os seus pescadores diziam que iam aos “caga-leite” (peixe-espada).

Vila Viçosa - Calipolenses - nome dado, pelos romanos, às gentes da antiga Calipolis (histórica vila portuguesa do interior alentejano) assim designada por causa da sua beleza.

 

Portugal Continental

 

Arquipélago da Madeira

 

Câmara de Lobos - Xavelhas - é a alcunha a mais conhecida desta localidade. Entre outras explicações, crê-se que esta alcunha está directamente ligada a um barco com o mesmo nome, que era utilizado pelos pescadores de Câmara de Lobos. Charnota ou Chernota - esta alcunha tem origem no facto dos pescadores de Câmara de Lobos utilizarem estes termos para denominarem os chernes pequenos, facto que depois levou a que passassem a ser gozados.

Estreito de Câmara de Lobos - Faquistas -  surgiu devido à tendência para utilização de facas e navalhas desta povoação, em rixas entre os seus habitantes

Porto Santo - Profetas - Reza a lenda que, por alturas do século XVI, habitava no norte desta ilha, num local isolado, um pastor eremita e selvagem que, por ser de poucas relações e falas, era conhecido por bravio ou bravo. Ora, aproveitando-se do mistério que rodeava a sua vida, este pastor resolveu fazer-se passar por um profeta iluminado pelo Espírito Santo e foi enganando as gentes da ilha, até ao dia em que foi preso e julgado pelo tribunal d'El-Rei, que o condenou a estar à porta da Sé de Évora, durante a missa de terça, com círios acesos na mão e um grande letreiro que dizia: “Profeta do Porto Santo”.

 

mapa-arquipelago-madeira.gif

mapa-porto-santo.gif

 

 

Arquipélago dos Açores

 

Santa Maria - Cagarros - esta alcunha deve-se ao facto de existirem, nesta ilha, uma abundante população destas aves.

 

Mapa Arquipélago dos Açores

 

 

 

Fontes:

Wikipédia . Porto

Blogue de Lisboa

SkyscraperCity.com

EB Zeca Afonso

Setúbal não é só choco frito

Dicionário InFormal

Gentes da Diáspora

Câmara de Lobos - Dicionário Corográfico/Alcunhas

Mitos e Lendas do Porto Santo

 

Post também publicado aqui

 

 



6 conversas

Queres conversar?