Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Just Mom

Uma autêntica salada russa (eu sei!), mas espero que se divirtam a ler.

Just Mom

Uma autêntica salada russa (eu sei!), mas espero que se divirtam a ler.

28
Mar15

8 Sinais de que foste criado por uma Mãe Portuguesa

Mom Sandra

Descobri mais um blog do Sapo, ontem, enquanto andava a passear pela bela blogosfera, foi o City Lights, da Inês.

Através do seu post Português de Portugal, cheguei a uma página cheia de artigos engraçados - a Matador Network - que é a maior editora de viagens independentes do mundo (segundo eles).

Um dos artigos que me chamou a atenção, não fosse eu Just Mom, foi:

 

 

 

8 sinais de que foste criado por uma Mãe Portuguesa

 

  1. Sabes que fizeste alguma coisa errada quanto te chama pelos dois primeiros nomes - quase todos os portugueses têm dois nomes próprios. O segundo é para uso exclusivo da mãe, quando está realmente chateada com alguma coisa que os filhos fizeram.
  2. Arriscas-te a ser apanhado pelo Papão se não fores para a cama a horas - esta figura imaginária é muito popular entre as mães portuguesas e costumam evocá-la sempre que os filhos se recusam a ir para a cama a horas. É-lhes dito que, se uma criança ainda está acordada quando o Papão aparece, ele leva-a para longe e nunca mais voltam para casa.
  3. Uma tigela cheia de água e com umas gotas de azeite é a cura para todos os maus-olhados - as mães chamam-lhe benzedura. Dizem que trata o mau-olhado, algo que se pode apanhar facilmente na rua, quando alguém te olha com maus pensamentos. Sempre que têm mau-olhado é imperativo que esta mezinha seja feita, pois, de outra forma, há fortes probabilidades de se tornar numa doença séria.
  4. Sentes-te culpado quando deitas pão para o lixo - o pão é um símbolo cristão importante uma vez que representa o corpo de Cristo e Portugal ainda é um país com uma forte tradição cristã. Mesmo em famílias que não sejam religiosas, a mãe recomenda sempre que se beije o pão antes de o deitar para o lixo, pois é uma forma de pedir perdão a Deus por estarem a maltratar o corpo do seu filho.
  5. Conheces 1001 formas de cozinhar bacalhau - cada mãe tem uma forma particular de cozinhar o bacalhau e melhora orgulhosamente a sua habilidade em cada nova receita. Inevitavelmente, os filhos acabam por aprender belos truques sobre como cozinhar bacalhau.
  6. Amido de milho doce é a cura mágica para todos os males da alma - o melhor remédio para quando os filhos se sentem tristes é sentarem-se à mesa enquanto esperam que a mãe cozinhe um prato quente de amido de milho com raspas de limão, canela e açúcar e lhes diz que vai tudo ficar bem.
  7. Quando estás longe de casa durante muito tempo, começas a desejar sopa de feijão e repolho - esta sopa é uma presença regular nos menus de todas mãe. É um prato reconfortante e não há sopa igual, nem melhor, em todo o mundo.
  8. Tremes quando vês a tua mãe abrir a carteira para mostrar fotos tuas aos teus amigos - todas as mães portuguesas trazem fotografias dos seus filhos na carteira. Normalmente são fotos deles em bebés ou em situações humilhantes.

 

 



8 conversas

Queres conversar?

Arrumação

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Just Mom @:

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Follow